Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Sistema de Zonas/ ULBRA - Fernando Pires



Formulado por Ansel Adams e Fred  Archer em 1941, o sistema de zonas é uma escala de cinzas que funciona através de um diálogo com a luz, uma técnica fotográfica para determinar a exposição ideal do filme fotográfico e seu processamento.
Qualquer fotografia contém menos detalhes do que os nossos olhos vêem. Daí a necessidade de se medir a luz que incide sobre o assunto, utilizando o fotômetro, instrumento que permite combinar a abertura de diafragma e velocidade do obturador.
O sistema é dividido em 10 zonas, desde o preto profundo ao branco absoluto, passando por todos os tons de cinza, os objetos que estiverem na zona V na maioria reflete 18% da luz que recebem, temos então essa média como base dos fotômetros e como o ponto mediano de onde partimos no sistema. Analisando uma cena determinamos o que é importante nela e como queremos retratá-la (em qual zona). Utilizamos o fotômetro para medir esse ponto importante e então a partir da exposição recomendada (que apontara para cinza médio, zona V) compensamos a exposição abrindo ou fechando pontos para chegarmos até a zona pretendida. Em geral a distância entre cada zona corresponde à um ponto no diafragma ou no obturador. Alcançando assim resultados mais próximos ao que enxergamos, e possibilitando o ato criativo em termos de controle tonal.


Ex:

Nenhum comentário:

Postar um comentário