Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Auto-Retrato com base Guy Bourdin /ULBRA - Fernando Pires


Guy Bourdin
¡  1928 - Nasce  o fotógrafo e ilustrador francês, em Paris, França,  onde foi abandonado pelos pais com menos de 2 anos.
¡  1948  - Recrutado pelo exército francês, viveu em Senegal onde começou a ter as primeiras aulas de fotografia.
¡  1950 – Voltou a Paris e conheceu Man Ray.
¡  1955  - Foi escalado pela “Vogue francesa para rechear a revista com seu imaginário e suas cores saturadas em páginas  duplas, por aproximadamente 30 anos. 
¡  1961 - Guy casa-se com Solange Marie Louise Gése,
¡  1967 – É quando Guy Bourdin se torna pai e responsável pela primeira vez da campanha publicitária da marca de sapatos Charles Jordan, pra quem contribuiu durante 14 anos.
¡  1971 – Sua esposa vem a falecer  de uma doença cardíaca na Normandia.
¡  1985 - Bourdin recusou o Grand Prix Nacional da Fotografia concedido pelo Ministério da Cultura francês , mas seu nome é mantido na lista de vencedores do prêmio.
¡  1991  - Guy nos deixa e então seu filho Samuel toma as rédeas e exposições com o trabalho do pai começaram a surgir pelo mundo. Porem o fotógrafo não primava pelo zelo do seu acervo e sua obra ficou perdida. Polêmico, ele chegou a anunciar que gostaria que tudo fosse queimado após seu falecimento. Pra sorte da fotografia, isso não aconteceu!

¡  Curiosidade
                                             Até Madonna se rendeu a sua linguagem e foi processada pelo herdeiro Samuel por copiar fotos do pai em seu clipe “Hollywood”, de 2004.


Foto: Guy Bourdin

Foto: Daniela Radavelli, Auto-Retrato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário