Páginas

domingo, 11 de março de 2012

Philippe Starck / Ulbra - Fernando Pires


Philippe Starck


É conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma, quanto pelos materiais que emprega nas suas criações — e como arquiteto.
Nasceu em 18 de janeiro de 1949, em Paris. Foi influenciado pelo seu pai, um engenheiro aeronáutico com quem passou grande parte da sua infância. Starck passava muitas horas no estúdio do pai, onde cortava, colava e montava motas, bicicletas e outros objetos.
Entre 1965 e 1967 estudou na École Nissim de Camondo. Um ano depois, tornou-se diretor de arte do famoso designer de moda francês Pierre Cardin, onde produziu 65 peças de design exclusivo. Posteriormente trabalhou para várias empresas como: Disform, Driade, Baleri, XO e Idée.
Em 1979 fundou sua própria empresa, a Starck Productions que produz objetos insufláveis.
Em 1982 a sua carreira começou a evoluir quando desenhou o interior do apartamento privado do presidente francês François Mitterrand. Dois anos mais tarde, em 1984, desenhou o interior do Café Costes que lhe deu a fama em todo o mundo.
Para produzir e comercializar em massa, Starck criou objetos de uso diário doméstico que são estilizados, racionalizados e por vezes orgânicos, recorrendo a combinações de pedra e vidro, plástico, alumínio e têxtil. O Juicy Salif, um espremedor de cítricos, foi o primeiro objeto que criou para a empresa italiana Alessi. Desenhado entre 1990 e 1991, este tentava assumir a sua (fraca) funcionalidade através de uma forma de aranha, que através de requintadas superfícies brilhantes, lhe imprimia um toque de sensualidade pouco típico para este tipo de produtos utilitários que geralmente não apresentam vocação decorativa, tornou-se num dos maiores sucessos comerciais deste designer francês. 
Além de objetos, Starck criou peças de mobília que se tornaram mundialmente famosas. Trabalhando para a empresa italiana Kartell, desenhou peças tais como a “Louis Ghost Chair”, “Bubble Club Sofa” e “La Bohème stool” que se tornaram marcos do design contemporâneo. Desenhou ainda vários interiores de restaurantes e hotéis em todo o mundo. No fim dos anos 80 construiu o barco "La Fiamma" para a empresa Asahi e construiu o edifício Nani Nani para Rikugo em Tókio.
Em 1991 participou da construção do Groningen Museu, construiu o edifício de oficinas Le Baron Vert em Osaka para Meisei e se ocupou de uma serie de residências particulares, como Lemoult (Paris), L'Angle (Amberes), 18 mansões de reportagem em Los Angeles e uma residência particular em Madri. Por volta dos anos 90 criou o catálogo de Good Goods com a Redoute.
Philippe Starck já ganhou centenas de prêmios durante sua vida, sendo o primeiro o “Oscar da luminária, France” em 1980.
Hoje em dia, Philippe Starck vive em 4 cidades diferentes: Nova Iorque, onde trabalha; Paris, onde faz relações públicas, Londres e Baruna, em Itália. Já casou quatro vezes e teve quatro filhos.






Bibliografia:



Nenhum comentário:

Postar um comentário