Páginas

domingo, 11 de março de 2012

Frank Owen Gehry / Ulbra - Fernando Pires


Frank Owen Gehry

Frank Owen Gehry nasceu em Toronto, Canadá, em 28 de fevereiro 1929. Mudou-se para Los Angeles, EUA, em 1947 e hoje é um cidadão naturalizado, seu nome original era Efraim Owen Goldberg, pois seu pai mudou o nome da família para Gehry, quando a família imigrou. Efraim adaptou o nome de Frank aos 20 anos, e desde então ele assina como: Frank O. Gehry.
Em 1954, se formou em arquitetura pela Universidade do Sul da Califórnia,  fez estágio durante o curso, na notável empresa de Los Angeles a Victor Gruen Associates, mas seu trabalho na Gruen, foi interrompido pelo serviço militar obrigatório. 
Depois de servir por um ano no Exército dos Estados Unidos, Gehry estudou planejamento Urbano na Harvard Graduate Escola de Design, de onde retornou sem concluir uma pós-graduação. 
Na sua volta trabalhou brevemente para Pereira e Luckman, e depois retornou para a Victor Gruen, onde permaneceu até 1960. 
Em 1961, Gehry e sua família, incluindo já duas filhas, mudaram-se para Paris onde ele trabalhou no escritório de André Remondet. Durante esse ano na Europa, estudou obras de LeCorbusier, Balthasar Neumann e foi atraído para as igrejas francesas de Roma.
Em 1962, ele voltou para Los Angeles e montou sua própria firma "Frank O. Gehry & Associates Inc". Dez anos depois, Gehry desenhou uma série de peças de mobiliário de grande sucesso, chamadas "Easy Edges", utilizando madeira, mas Gehry temendo que seu reconhecimento como designer de móveis populares afetaria seu prestígio como arquiteto, retirou-as de circulação três meses depois do lançamento.
Por volta de 1970, Gehry conhecido pelo seu design arrojado na arquitetura, repleto de estruturas curvas, geralmente em metal, projetou diversas residências, incluindo sua própria casa em Santa Mônica, na Califórnia, desenvolveu projetos de grande inventividade para edifícios públicos, tornando-se um dos fundadores do Desconstrutivismo, tendência na arquitetura que rompe com a tradição e resgata o papel da emoção.
Vários de seus projetos tornaram-se marcos da arquitetura contemporânea, como o Museu Aeroespacial da Califórnia, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, o Fishdance Restaurant, no Japão, e o Vitra Design Museum, na Alemanha, os quais marcaram o início de sua carreira.
Em 1980 Gehry voltou a desenhar móveis e entre 1990 e 1992 ele criou uma linha de cadeiras para a indústria Knoll, construídas com tiras de madeira sem suporte estrutural.
Gehry ganhou muitos prêmios, incluindo o Pritzker Prize em 1989. Seu edifício mais conhecido é o Museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha, recoberto de titânio, que foi finalizado em 1997.
Em  2001, Gehry criou a Gehry Partners, LLP. Localizada em Los Angeles com um apoio de 120 pessoas, Gehry emprega vários Arquitetos com experiência para desenvolver seus projetos super complexos.
Tudo isso é exibido no documentário Sketches of Frank Gehry (Esboços de Frank Gehry) que foi lançado em 2005 e dirigido por Sydney Pollack. 






Bibliografia:
http://www.arctecart.com.br/2010/11/arquitetos-frank-gehry-biografia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário