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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Definição de Fotografia Editorial / Ulbra - Fernando Pires


Do ponto de vista de um jornalista,

Por uma análise do ponto de vista jornalístico e, ainda, por se tratar de jornalismo feito no interior do Estado, portanto na “pequena imprensa”, o termo fotografia Editorial não tem sido considerada como diferencial dos trabalhos realizados na área de imagens para seus veículos. Na verdade, quando se trabalha em veículos de comunicação impressa (Jornal ou Revista) o foco e objetivo é buscar imagens que tragam ao público a ilustração do fato ou da informação pretendida.

Em termos didáticos podemos dizer que o termo Fotografia Editorial se deve ao fato dos profissionais diferenciarem das fotografias utilizadas para a publicidade. Portanto, estaremos falando de outra acepção à palavra fotografia, agora como Fotografia Publicitária.

Enquanto as fotografias, levadas ao conhecimento público para interpretação das matérias jornalísticas têm obrigatoriedade na sua identidade (Crédito do autor), as fotografias publicitárias não têm essa necessidade. Da mesma maneira, as diferentes formas entre uma e outra se transformam numa identificação muito própria.

As fotografias Editorias são feitas pelos jornalistas (na pequena imprensa geralmente o editor/ jornalista também faz as fotos e, não raras vezes a diagramação da própria matéria) e estas devem estar intimamente ligadas ao assunto a que se dedica. Grandes prêmios de jornalismo têm conquistado espaço e vez por ter, no seu conjunto, a participação de uma excelente fotografia que vem a complementar a ideia (ou denúncia) ou, também formar parte da informação escrita.

Assim, aos que se dedicam ao setor jornalístico ou de comunicação, ter em mente a diferença entre uma e outra pode significar conhecimento e oportunidade para sua própria ascensão no setor que desenvolve. Um bom jornalismo, acompanhada de boas fotos, faz toda a diferença. As outras fotografias (as publicitárias) estão fora de contexto para matérias e buscam exclusivamente “vender” a imagem de um produto ou uma situação positiva para comercializar serviços ou produtos.


Fernando Carlos Mayer Portinho
Diretor Jornal Novo Tempo / Garibaldi - RS

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