Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Luz / ULBRA - Fernando Pires

FOTO: Daniela Radavelli

A forma de energia que ilumina o mundo, considerada pela óptica uma energia radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas.
A luz na forma como a conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se de qualquer radiação eletromagnética que se situa entre as radiações infravermelhas e as radiações ultravioletas. As três grandezas físicas básicas da luz (e de toda a radiação eletromagnética) são: brilho (ou amplitude), cor (ou frequência), e polarização (ou ângulo de vibração). Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades de ondas e partículas.Vemos os objetos quando eles refletem a luz em direção a nossos olhos.

Três formas pode descrevê-la:

1.
 Um fluxo radiante capaz de estimular a retina para produzir a sensação visual.

2.
 Iluminação que provém do Sol durante o dia; luminosidade.


3. Na física, designação que compreende as radiações visíveis do espectro eletromagnético que vão do vermelho ao violeta.

Um raio de luz é a representação da trajetória da luz em determinado espaço, e sua representação indica de onde a luz sai (fonte) e para onde ela se dirige. O conceito de raio de luz foi introduzido por Alhazen. Propagando-se em meio homogéneo, a luz percorre sempre trajetórias retilíneas; somente em meios não-homogêneos é que a luz pode descrever trajetórias curvas. No vácuo a luz se move a 300.000Km por segundo, e nada pode ser mais rápido.



Bibliografia:
http://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/luz.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário