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domingo, 27 de novembro de 2011

Gargantilha e Sapato de Salto Alto/ULBRA - Fernando Pires


Colar: A Designer de Jóias Eliana Colognese / Foto: Daniela Radavelli

Gargantilha
              Colar ou enfeite ajustado em volta do pescoço que reinou como acessório de moda. No século XVIII, Maria Antonieta, esposa de Luís XVI, usava gargantilha realçadas por seus grandes decotes. No inicio do século XX, a rainha Alexandra, esposa de Eduardo VII da Inglaterra, usava gargantilha em obrigações oficiais que, dizem, escondia uma cicatriz. Esse enfeite ainda é usado, sob a forma de jóia valiosa – com perolas e diamantes – ou outra gema, bijuteria vistosa ou simplesmente uma fita de veludo, cetim ou gorgorão, com detalhes na frente – um pingente, camafeu ou outro broche.


Sapato: Via Marte / Foto: Daniela Radavelli
Sapato de Salto Alto
              O uso do salto alto foi iniciado pelos homens, em botas de montaria, que procuravam firmar o pé no estribos. No inicio não eram muito altos, mas foram aumentando pouco a pouco até chegarem a uma altura mais extrema na Franca, no século XVI.
              Durante a Idade Média, a necessidade de proteger os pés da lama e dos dejetos incentivou o uso de botas com solas grossas e saltos altos. Com a mesma finalidade, também surgiu o tamanco, verdadeiro pedestal de madeira, que mantinha calcanhar e planta do pé  numa altura que ultrapassava trinta centímetros.
              Durante o século XVII, na França, botas masculinas com saltos altos eram comuns. Luís XVI, incomodado por sua baixa estatura, pediu que aumentassem a altura dos saltos de seus sapatos. Não tardou para a nobreza, incluído as damas da corte, seguir o exemplo. Depois de algum tempo, os homens cansaram de andar nas alturas, mas as mulheres não. Desde então há diferença na altura dos saltos entre os gêneros.
              A partir daí os sapatos passaram a designar nível social e surgiram modelos enfeitados com vistosas fivelas, laços e jóias. No século XVIII as mulheres de corte de Luís XV usavam sapatos de brocado com saltos de até oito centímetros de altura. Não foi o luxo do material que chamou a atenção do lado feminino, mas a beleza do salto. Mulheres de outros países não demoraram a adotar a moda parisiense, usando o salto Luís XV.



Texto: “História da Moda no Brasil – Das infuências às autorreferências”
de João Braga e Luís Andre do Prado.

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